A infecção urinária pode acontecer em todas as idades, mas com as crianças o diagnostico pode ser um pouco mais difícil já que não conseguem entender os sintomas e ainda necessitam da ajuda ou dependem totalmente dos adultos para manter uma higienização correta.
Os sintomas mais comuns dessas infecções são incontinência urinária, ardor ao urinar e odor forte. Nas crianças, os responsáveis precisam estar atentos a febre sem causa aparente, perda de apetite, vômitos, dor abdominal ou lombar, diarreia ou constipação grave (superior a 5 dias) e irritabilidade. Se houver suspeita, procure logo um pediatra.
Há maneiras de prevenir esse problema. Primeiro, mantenha a higiene adequada. Em bebês, não deixe com fralda suja por muito tempo e faça limpeza sempre da área genital em direção ao ânus, nunca o contrário. Também ofereça água (após os 6 meses de vida), pois é essencial para manter os órgãos funcionando corretamente. A quantidade varia de acordo com a idade. E incentive a criança a urinar a cada 3 horas, pelo menos.
Lembre que uma boa dieta também faz parte da prevenção e promova uma alimentação rica em fibras.
Comentários