O leite materno é o alimento mais completo para um bebê, tanto que se adapta conforme as necessidades de cada etapa do recém-nascido. Mas é muito importante que a mãe também cuide da alimentação, tanto para a nutrição do bebê quanto para ela também. É natural comer um pouco mais ou sentir mais fome e sede durante a amamentação, pois a mulher está gastando energia para produzir o leite. Só é necessário prestar atenção apenas sobre a escolha dos alimentos.

Não é preciso fazer uma dieta especial, mas deve-se buscar o equilíbrio, ou seja, ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Esses são alimentos que dão energia e ajudam bastante no desenvolvimento da criança. E busque consumir o máximo possível de alimentos in natura.

A hidratação também é essencial. Qualquer pessoa deve ingerir de seis a oito copos de líquido por dia – e mais ainda quando amamenta. Afinal, o consumo de água é o que dita a produção de leite e amamentar dá sede mesmo. Então, sempre fique com uma garrafinha ou um copo de água por perto nesse período.

Ao contrário do que se imagina, não existe uma lista de alimentos que a mãe que está amamentando não possa ingerir. Porém, é preciso observar como o bebê reage a eles, porque não existe um alimento específico que causa cólica, isso depende de cada um. O que pode ajudar é fazer um diário de alimentação: anote tudo o que você ingere e qualquer sintoma no bebê. Pode ser que consiga observar algum padrão. Mas lembre-se de sempre consultar um profissional de saúde antes de cortar qualquer grupo de alimentos, pois você precisa garantir que recebe os nutrientes de outras fontes. Mas, de modo geral, evite alimentos que causam gases e a ingestão de muita cafeína e álcool.