Após o nascimento do bebê, uma série de checagens é realizada pelos pediatra para saber se está tudo bem com a saúde do pequeno e, a partir dali, começam os cuidados com o sistema imunológico infantil. Logo, as vacinas se tornam frequentes e os pais ficam preocupados com reações que elas podem causar. É comum o bebê ter febre no primeiro ou segundo dia após a vacinação e a região onde ocorreu a aplicação também pode ficar vermelhinha ou inchada. Mas isso é normal e logo passa.
Não é recomendado fazer o uso de antitérmicos como uma profilaxia, ou seja, antes das vacinas com o objetivo de evitar essas reações comuns. Estudos científicos apontam que as crianças pacientes que tomaram esses remédios antes da imunização tiveram uma redução significativa na produção dos anticorpos e a função da vacina foi comprometida.
É importante ressaltar que se a criança estiver com febre, a aplicação da vacina poderá ser adiada até que esteja bem. Se após a vacinação, a criança tiver alguma reação, faça compressas frias no local da aplicação e pode-se utilizar o antitérmico de costume recomendado pelo pediatra para controle da febre ou dor, caso seja necessário.
Comentários